sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Numerologia e cor para 2017 dos bailarinos

Veja como será o ano de 2017 para você segundo a numerologia e qual a cor pode atrair sorte ao longo do ano. Faça o cálculo a partir da fórmula: data de nascimento + mês de nascimento + 1 da soma reduzida de (2+0+1+7 = 10 = 1). 1º Exemplo: Maria nasceu em 17 de fevereiro. Fórmula: 17 + 2 + 1= 20 = 2+0 = 2 A numerologia utiliza números de 1 a 9, portanto se o resultado da fórmula for superior a 9, os dois algarismos devem ser somados, até que o resultado dê um número entre 1 e 9. 2º Exemplo: Lucas nasceu em 28 de Abril. Fórmula: 28 + 4 + 1= 33 = 3+3 = 6
Agora é sua vez!
Faça sua conta e veja abaixo o que seu número significa:


Ano 1 – Plantando as sementes
Ano para dar início às coisas novas. Alcançará sucesso se for independente, criativo, seletivo e se usar sua intuição. Use o Vermelho: é a cor da vitalidade, estimulante da sensualidade, das paixões.


Ano 2 – As sementes estão lançando raízes Ano para ter paciência, para fazer amizades. Não leve tudo pelo lado pessoal, nem faça tempestades em copo de água. Use o Laranja: é cor da prosperidade.
Ano 3 – Começam a aparecer os primeiros frutos. Ano social, saudável, com boas chances para o romance. Aproveite a vida e se divirta. Viaje. Seja visto e ouvido. Use o Amarelo é a cor símbolo da criatividade, pois estimula a capacidade mental.
Ano 4 – Trabalhe com afinco Ano do trabalho, estruturação e limitações. Use o Verde é a cor da esperança!
Ano 5 – Tempo de germinar Confie nas circunstâncias. O ritmo é acelerado e haverá mudanças súbitas de situação. Use o Azul é a cor da harmonia.
Ano 6 – O florescimento Ano para aceitar responsabilidades e estabelecer acordos. Honre os compromissos. Seja útil. Use o Anil. É um poderoso ativador da imaginação e intuição.
Ano 7 – As plantas dão frutos Ano para introspecção e atividades intelectuais. Resolva os conflitos emocionais. Afaste-se da superficialidade e da agitação. Evite a busca materialista! Use o Violeta. Representa a espiritualidade, a expansão da consciência.

Ano 8 – A hora da colheita Ano dinâmico; o dinheiro talvez venha de uma fonte inesperada, mas também há despesas a considerar. Melhora de condição financeira. Neste ano, lute pelo que acha que merece. Use o Rosa é a cor que representa a emotividade, o amor e a fidelidade.

Ano 9 – Tempo de regar a terra depois da colheita e de preparar um novo plantio. Ano de purificação, situado entre o fim de um ciclo e o inicio de outro. Use o Branco que representa a paz, a purificação, a calma e a virtude.


Tenham um 2017 incrível e super positivo como todas as cores! :)

By Renato Bezerra
Assistência Cleuber Abidu

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Em meio à pobreza de um país, crianças aprendem ballet no Quênia.

O fotógrafo sueco Frederik Lerneryd registrou momentos de arte em meio à pobreza de uma das maiores e mais pobres favelas urbanas de toda o continente africano que fica na região de Kibera, em Nairóbi, no Quênia.

Os “bailarinos” fotografados por Frederik não são profissionais construindo carreiras ou já conhecidos e sim crianças que praticam aula de ballet por diversão e amor à essa arte.

Esses jovens fazem parte de um programa chamado Anno’s Africa um grupo inglês que oferece educação artística para mais de 800 crianças no Quênia, incluindo Artes, Escrita, Ballet, Circo, dentre outras.
Pamela, praticando Ballet fora de sua casa na Kibera

Frederik voltou para acompanhar e registrar o desenvolvimento dos alunos por mais de um ano. “A transformação em suas vidas e o quão longe eles já foram em apenas um ano é realmente impressionante” - Ele afirma.
Semik, de 13 anos, um dos alunos mais velhos

         Quatro dos estudantes já migraram para uma escola de balé mais completa, fora de Kibera. Alguns alunos, treinam uma vez por semana em um estúdio em Karen com condições melhores e ainda participam de algumas apresentações. Vejam:

Pamela dançando com o Dance Centre Kenya
          O projeto mais os cliques de Frederik nos fazem confirmar o poder que a dança, a arte em si, pode levar às pessoas, de trazer esperança e alegria.



"Qualquer Humano em qualquer lugar irá florescer em uma centena de talentos inesperados e capacidades simplesmente por ter a oportunidade de fazê-lo"
Doris Lessing 

        Vejam mais fotos:
Doação de sapatilhas
Mike Wamaya, o professor

Sala de Ballet com vidros quebrados, sem porta e com o chão não apropriado


         By: Cleuber Abidu
         Assistência: Renato Bezerra


sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

O Quebra-Nozes, o tradicional conto natalino.

Tudo começou com dois gênios reunidos para uma das montagens mais tradicionais da história do Ballet de repertório no mundo, o coreógrafo Lev Ivanov e o compositor Tchaikovsky juntos para adaptar a versão de Alexandre Dumas para o conto "O Quebra-Nozes".
Certamente eles não imaginavam que estariam criando uma obra-prima, estreado no Teatro Mariinsky de São Petersburgo em 1892, na Rússia. O Quebra-Nozes tornou-se um dos mais famosos balés de todos os tempos contando a história de uma noite linda de Natal em que Clara ganha de seu padrinho, Herr Dosslmeyer ,a quem tanto pediu, o seu Quebra-Nozes, boneco de madeira que naquela época era tradição ganhá-los nas noites natalinas; E que euforia aquele presente tão desejado! Seu irmão Fritz empolgado com o presente puxou e o derrubou, assim quebrando seus braços, Clara ficou muito aborrecida e imagine que noite! Seu pai Stahlbaun o pega e devolve para Clara que, triste, consolou seu Quebra-Nozes e decidiu ir dormir para tentar esquecer o acontecido, e é aí que tudo começa...
Clara sonha que volta ao esconderijo onde havia colocado o seu quebra-nozes, mas encontra o salão cheio de ratazanas enormes que o seu padrinho Dosselmeyer criou. A casa desapareceu e no lugar onde ficavam os móveis estavam árvores gigantescas.
Não foi só isso que mudou: o Quebra-Nozes de Clara agora é um soldado de carne e osso e que tem às suas ordens um pelotão de soldados como ele.
Começa uma batalha entre as ratazanas e o pelotão do Quebra-Nozes jogando enormes sapatos até às ratazanas. Os soldados vencem a batalha, e com isso o rei das ratazanas e seu exército fogem rapidamente. O bosque se transforma numa linda estufa de inverno e o Quebra-Nozes transforma-se num lindo príncipe, que leva Clara até o Reino das Neves, onde a apresenta ao rei e à rainha.
Clara e o príncipe Quebra-Nozes seguem para o Reino dos Doces onde tudo é tão mágico e fantástico. Após acordar ela percebe que havia sonhado, e fica triste por isso. Assim, vai se despedir do padrinho mago, que tinha ido para casa na companhia do sobrinho. Então, para surpresa de Clara, o tal sobrinho é na verdade o príncipe Quebra-Nozes.
Foto: Lauren Cuthbertson e Cory Stearns - Roayl Ballet


 Atualmente, existem algumas montagens contemporâneas da obra, como a de John Neumeier, de 1971, em que a menina recebe de presente uma sapatilha de ponta e seu sonho a transporta ao Teatro Mariinsky; e a de Mark Morris, de 1991, chamada The Hard Nut (A noz dura), que com muito humor e ironia nos leva para os anos de 1960 nos Estados Unidos, com figurinos e cenários bem pop.

Acabo de mostrar a vocês um pequeno resumo deste grandioso clássico. Assistam a variação da Fada Açucarada aqui(link) na minha página Só Bailarinos e nos dias 10 e 11 (Sáb e Dom) a rede UCI Cinemas estará reproduzindo o “Quebra-Nozes” do Ballet Bolshoi. Vale muito a pena conferir. 

Vejam o trailer abaixo:

             By: Renato Bezerra
             Assistência: Cleuber Abidu

Devo desistir de ser bailarino?




Quem nunca? Quem nunca teve, tem ou está passando por aqueles dias cheios de dúvidas e questionamentos, dias que nos perguntamos se realmente vale a pena seguir, sentir dores, chorar, ensaiar e ensaiar... e nada acontecer. Às vezes esquecemos até o quanto nosso corpo está mudando, os movimentos amadurecendo, porém vivemos tão fixados na conquista titular da carreira que não nos damos conta que algumas coisas precisam acontecer antes de subirmos mais alguns degraus.
Todos tem o direito de dizer NÃO! "eu não quero mais", "não aguento mais" "parei!". Faça isso quando tiver certeza de que realmente vai conseguir viver sem a dança e não pelo impulso da exaustão. Você provavelmente não vai se arrepender se estiver decidido a fazer outra coisa que possa te fazer bem ou te dar prazer o quanto dançar; mas será imperdoável para ti se por um ou vários momentos de desespero, dor e tentativas frustradas você não atingir sua meta ou chegar aonde queres e assim desistir.


 Não existe conquista fácil em nenhuma área de nossas vidas muito menos na carreira da dança, se encontrar ou conseguir algo muito fácil na caminhada, desconfie! Não se deslumbre, você pode está fixado em algo maior que você, devemos pensar grande porém com os pés no chão, você pode sim trabalhar pelo melhor que você sonha porém não feche as portas mais óbvias e viáveis. Seu sonho é dançar no Bolshoi na Rússia ou Royal Ballet de Londres??? E quem te disse que não é possível? É possível sim meu caro, porém outras boas portas podem estar mais palpáveis e você está fixado nisto e fechou seus olhos para algo que nem imaginas o quanto te fará feliz. O pequeno às vezes é a nossa maior possibilidade de felicidade e és tu que fazes ser grande.
Não estou aqui pra te dizer se você deve ou não desistir, isso ninguém decide por ti. Estou aqui sendo realista, otimista e tentando abrir possibilidades, às vezes o que pensamos que nos faz bem nos machuca, causa traumas físicos e psicológicos (por vezes piores). Se estamos dispostos temos que ir adiante sim, porém se não estamos temos que dar um passo atrás. Passo este que pode ser a porta de esperança para algo novo, prazeroso e incrível. É muito fácil enxergar o que está à frente do nosso nariz, enxergue o que está dentro de você e serás mais feliz.
By Renato Bezerra
Assistência Cleuber Abidu

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Quanto ganha um bailarino?



   A carreira de um bailarino(a) é bem desafiadora e como qualquer outra profissão existe uma diferença de salários, cargos e etc.
Ao ingressar em uma companhia profissional o bailarino(a) pode iniciar como aprendiz/estagiário, corpo de baile principal ou até mesmo no segundo corpo de baile como se fosse um segundo elenco que algumas companhias assim separam. Essa é a principal entrada de bailarinos(as) no mercado de trabalho.
   Existem também audições para ingressos de solistas nas empresas de dança, porém essa oportunidade de crescimento é geralmente oferecida aos bailarinos do corpo de baile que já estão ali na Cia lutando por seu destaque, essa escolha, quando necessária, é feita pela própria direção artística, em algumas delas encontramos os demi solistas, solistas, 1° solista e, às vezes, até 2° solista.
   O cargo mais desejado é o de primeiro(a) bailarino(a), papel de mais destaque e claro maior responsabilidade. Existe uma diferença de salários entre todos esses cargos e é bem diferente também os valores de uma Cia para outra, de um país para o outro e de um continente para o outro.
Fizemos uma pesquisa para saber quanto ganha em média um bailarino(a) nas mais conhecidas e principais companhias de balé do mundo, vejam abaixo:

• Bolshoi Ballet (Rússia) - O Bolshoi paga um salário fixo mensal ao corpo de baile que fica por volta de R$ 1.150 reais, porém eles ganham muitos extras por cada apresentação, então quanto mais o bailarino(a) dança mais ganha, eles tem espetáculo 5 a 7 vezes ou mais por semana então é bem relativo de bailarino pra bailarino este valor.

•Mariinsky Ballet (Rússia) - Os bailarinos do corpo de baile do Teatro Mariinsky tem um salário fixo inicial que fica em média R$ 3.000 reais, eles recebem em rublos que são de 40 a 50 mil rublos por mês.

• Royal Ballet (Londres) - Na terra da rainha a moeda é a libra, quanto mais tempo na companhia maior o salário, de início ganha-se £1.900 libras por mês, isso chega a ser uns 8.000 reais. Os primeiros bailarinos lá chegam a ganhar por volta de £6.000 libras, ou seja, uns 24.000 reais por mês, valor relativo, pois cada primeiro bailarino tem um contrato com um valor individual negociado com o departamento financeiro da companhia.

• Washington Ballet (EUA) - Em Washington e nos Estados Unidos inteiro os bailarinos ganham por semana de trabalho e apenas as semanas que trabalham, e não o ano inteiro. Um estagiário ganha $480 dólares (uns R$1.500 reais), já no primeiro ano de Cia $1.000 dólares (por volta de R$ 3.300 reais), e quem já está lá há muitos anos $1.400 dólares (pouco mais de R$ 4.500 reais). Isso por semana, além das horas extras que os bailarinos ganham nas semanas corridas de espetáculos.

• New York City Ballet (EUA) - Um bailarino(a) do NYCB chega a ganhar mensal $5.500 dólares, um pouco mais que R$ 17.000 reais.

• Miami City Ballet (EUA) - Por semana o corpo de baile de lá ganha $850 dólares, um pouco mais que R$ 2.500 reais semanalmente.

• Boston Ballet (EUA) - O corpo de baile de Boston assina um contrato de 44 semanas no ano e recebem $1.400 dólares por cada uma delas, pouco mais de R$ 4.400 reais por semana.

• Houston Ballet (EUA) - O salário também semanal dos bailarinos do Houston fica em torno de $1.000 a $1.200 dólares, no mês fica entre R$ 7.000 a R$ 8.000 mil reais.

• Staatsballet Berlin (Alemanha) - O salário mensal do corpo de baile do Staatsballet em Berlin é €3.300 euros (uns R$ 15.000 reais mensais), lá eles não ganham hora extra, porém se um bailarino(a) do corpo de baile fizer algum papel como solista ele ganha €300 euros a mais no seu salário, ou seja quase mil reais a mais por solo dançado.

• Het Nationale Ballet (Holanda) - No Het o corpo de baile ganha mensalmente o valor de €1.850 euros, um pouco mais que R$ 7.000 reais.

• Ballet Nacional de Cuba (Cuba) - Lá o salário é muito diferente de todos citados nessa matéria, o corpo de baile ganha por volta de $35 dólares mensais, isso mesmo, $35! Que diferença, né? Em média R$ 120,00 reais, temos que levar em consideração que em Cuba o salário mínimo é menor que isto.

• Tulsa Ballet (EUA) - Semanalmente os bailarinos do corpo de baile do Tulsa recebem o salário no valor de $715 dólares, uma média de R$ 2.300 reais.

• Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Brasil) - Não poderia faltar sabermos quanto ganha o corpo de baile da única Cia clássica que temos no Brasil, os contratados atuais do TMRJ recebem em torno de R$ 2.500 a R$ 2.800 reais mensais, quem já está no corpo de baile há alguns anos e é funcionário público da instituição recebe mais.

   Bom galera essas são algumas das companhias de balé que conseguimos pesquisar e passar essas informações para aqueles que querem seguir carreira de bailarino(a) e para quem tinha curiosidade sobre esse assunto. É sim possível ganhar dinheiro dançando, porém nem um pouco fácil. Espero que tenham gostado da matéria, compartilhem e comentem o que acharam, deixem dicas, pois todo fim de semana tentaremos abordar um novo tema.

   Grato, Renato Bezerra.
    Assistência, Cleuber Abidu.